quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Resposta 2 - Palestrante Cristiane Mota de Faria aos Participantes

Prezada Rosana:

Em atenção à questão que você apresentou no Seminário sobre Transtorno de Acumulação realizado em 10/11/2015, seguem abaixo algumas considerações que faço a respeito do assunto indagado.

Pergunta: “Quais as primeiras ações a serem tomadas quando há um acumulador na família? Essa pessoa tem retardo mental e esquizofrenia.”

Considerações:

Como foi apresentado no Seminário, o Transtorno de Acumulação é uma desordem psíquica e a pessoa que apresenta esse transtorno precisa de acompanhamento médico e da intervenção de outros profissionais, conforme as necessidades identificadas em cada caso, visando reduzir os riscos à sua saúde e das pessoas com as quais convive.

O grau de crítica desses pacientes sobre os problemas decorrentes da acumulação é variável. O que observamos em grande parte dos casos que temos trabalhado é uma baixa percepção do quanto essa situação é prejudicial à sua própria saúde e aos demais. Normalmente as pessoas com transtorno de acumulação não procuram o atendimento médico espontaneamente. Por isso ao suspeitar de que um familiar apresenta esse transtorno é importante que a família busque um profissional médico que possa fazer o diagnóstico (médico da família que tenha acesso ao lar ou psiquiatra).

Há casos em que o transtorno de acumulação pode estar associado a distúrbios orgânicos ou outros transtornos psiquiátricos. O tratamento adequado depende do diagnóstico correto.

Caso o paciente já esteja sendo acompanhado por um médico, é importante que a família relate a esse profissional o comportamento de acumulação observado, pois muitas vezes o próprio paciente não reconhece isto como um problema e não aborda este aspecto com os profissionais que o atendem. Caso não esteja em acompanhamento, sugiro que a família procure a unidade básica de sua área de abrangência e converse com a equipe profissional sobre os encaminhamentos necessários para inserir o paciente na rede de serviços de saúde municipal.
Atenciosamente,


Cristiane Mota de Faria
Assessoria Técnica / Gabinete

Coordenação de Vigilância em Saúde - COVISA
Secretaria Municipal da Saúde - SMS
R. Santa Isabel 181, 6º Andar - Vila Buarque - SP
Tel: (11) 3397-8202 / 3397-8350


Nenhum comentário:

Postar um comentário